O Rio Grande do Sul vem enfrentando uma sequência de dias chuvosos e registros de fortes ventos. Contudo, apesar da sensação de dias intermináveis de chuva e vendaval, o cenário não coloca as autoridades em estado de alerta.
Conforme informações da Defesa Civil do Estado, os municípios não relataram transtornos até o momento. Por meio de nota, o órgão disse ainda que “todas as nove Coordenadorias Regionais de Defesa Civil estão acompanhando a situação e a resposta hidrológica da chuva nas bacias do RS”.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre os dias 1º de outubro e até a manhã deste sábado (3), choveu, em média, entre 10 e 25 milímetros nas faixas Leste e Sul do Estado.
De acordo com Fabiene Casamento, meteorologista da Somar, ainda não foi possível comparar se estes primeiros dias de outubro foram mais chuvosos que os do ano passado, mas a expectativa é de que venha mais instabilidade pela frente:
— Durante todo o mês de outubro de 2019 choveu entre 100 e 450 milímetros. Mas essa precipitação ficou mais concentrada no Centro e na Campanha. Desta vez, os prognósticos apontam que a chuva será em quantidade parecida com a do ano passado, dentro da média esperada, mas, talvez, um pouco mais concentrada na Campanha.
William Strack, superintendente da Defesa Civil de São Leopoldo, diz que, apesar de o nível do Rio dos Sinos estar na casa dos 3,32m, quando o normal seria entre 2m e 2,5m, não foi emitido nenhum tipo de alerta:
— Não há risco de enchente, não tivemos casos de alagamentos. Seguimos monitorando, mas a situação está sob controle. Ficamos em estado de atenção a partir de 3,5m e comunicamos os ribeirinhos quando o nível do rio alcança 4,3m.
Além da chuva, outro destaque foram os ventos. De acordo com a Somar Meteorologia, diversas cidades do Estado registraram rajadas que variaram entre 50 a 70km/h nesta madrugada. Em Soledade, na Região Norte, os ventos alcançaram a velocidade de 73,1 km/h. Já em Cruz Alta, no Noroeste, a máxima foi de 64,8 km/h. Por fim, em Alegrete, na Fronteira Oeste, os ventos chegaram a 61,9 km/h.