Depois de uma quarta-feira (9) de tempo firme em praticamente todo o Estado (com apenas alguns registros de chuva isolada no extremo norte do RS), a instabilidade volta a atingir grande parte do território gaúcho. Nesta quinta-feira (10), de acordo com a Somar Meteorologia, a atuação de uma nova frente fria (cuja formação está relacionada à presença de um ciclone extratropical na Argentina e no Uruguai) deve provocar chuva forte na Região Metropolitana, no Litoral Norte, na Serra e nas regiões norte e noroeste do Estado. Nessas áreas, também estão previstas rajadas de vento que podem passar de 50 km/h e descargas elétricas, além de eventual queda de granizo. Essas condições, no entanto, se concentram entre a madrugada e o final da manhã — após esse período, o céu segue fechado, mas com possibilidade de chuva apenas em pontos mais próximos da divisa com Santa Catarina. Para as demais regiões gaúchas, a previsão é de tempo firme (ao longo de todo o dia) e predomínio de sol entre nuvens.
A menor temperatura desta quinta, 5°C, é esperada em Santana da Boa Vista, no sul do RS. A maior, 29°C, deve ser apontada nos municípios de Faxinalzinho e Erval Grande, ambos no norte gaúcho. Em Porto Alegre, os termômetros variam de 14°C a 21°C.
Na sexta-feira (11), a instabilidade tende a se espalhar pelo Rio Grande do Sul. Segundo a Somar, para todo o Estado, especialmente entre a tarde e a noite, há previsão de precipitações fortes, acompanhadas de rajadas de vento acima de 60 km/h — além de possibilidade de queda de granizo. Os maiores acumulados são esperados na Região Metropolitana, no Litoral, na Campanha, na Fronteira Oeste e na região sul do RS — áreas em que também há mais de risco de problemas como alagamentos e deslizamento de terra.
As temperaturas sobem, com máxima de 32°C prevista para Tupandi, no Vale do Caí, e para Arroio do Meio, no Vale do Taquari. Na Capital, a variação térmica fica entre 14°C e 26°C.
Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:
Região Metropolitana: entre a madrugada e o final da manhã, há condições para chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento que podem passar de 50 km/h e eventual queda de granizo. Após esse período, o tempo segue nublado, mas não deve chover. Em Cachoeirinha, os termômetros variam entre 14°C e 22°C.
Serra gaúcha: entre a madrugada e o final da manhã, há condições para chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento que podem passar de 50 km/h e eventual queda de granizo. Após esse período, o tempo segue nublado, mas não deve chover. Em Flores da Cunha, os termômetros variam entre 12°C e 23°C.
Litoral Norte: entre a madrugada e o final da manhã, há condições para chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento que podem passar de 50 km/h e eventual queda de granizo. Após esse período, o tempo segue nublado, mas não deve chover. Em Arroio do Sal, os termômetros variam entre 16°C e 19°C.
Litoral Sul: a quinta-feira (10) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 13°C e 19°C.
Região Norte: entre a madrugada e o final da manhã, há condições para chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento que podem passar de 50 km/h e eventual queda de granizo. Após esse período, o tempo segue nublado, mas com possibilidade de chuva (fraca e isolada) apenas em pontos mais próximos da divisa com Santa Catarina. Em Erechim, os termômetros variam entre 16°C e 27°C.
Região Noroeste: entre a madrugada e o final da manhã, há condições para chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento que podem passar de 50 km/h e eventual queda de granizo. Após esse período, o tempo segue nublado, mas não deve chover. Em Santo Ângelo, os termômetros variam entre 15°C e 21°C.
Região Sul: a quinta-feira (10) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Jaguarão, os termômetros variam entre 11°C e 19°C.
Região Central: a quinta-feira (10) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Santa Maria, os termômetros variam entre 15°C e 22°C.
Campanha gaúcha: a quinta-feira (10) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Candiota, os termômetros variam entre 12°C e 20°C.
Fronteira Oeste: a quinta-feira (10) terá tempo firme e ensolarado. Em Itaqui, os termômetros variam entre 14°C e 24°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades :
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 21°C.
Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 18°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 13°C e máxima de 21°C.
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 22°C.
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 23°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 27°C.
Uruguaiana: tempo firme e ensolarado. Mínima de 13°C e máxima de 24°C.
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.
Rio Grande: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 19°C.
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 17°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 24°C.
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 21°C.
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 19°C.
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 20°C.
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 20°C.
São Borja: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 25°C.