Após comover o mundo inteiro por ter carregado um filhote morto durante 17 dias, a baleia orca Tahlequah foi vista nadando com seu novo bebê. Cientistas acreditam que o parto do filhote, que ainda não teve seu sexo definido, ocorreu, provavelmente, na sexta-feira (4).
De acordo com o G1, Tahlequah foi vista enquanto nadava separada de outras baleias. Os pesquisadores afirmam que a fêmea estava com um comportamento "evasivo" enquanto cruzava a fronteira com o Canadá. O filhote será identificado pelos cientistas como "J57".
A mamãe orca ficou conhecida após ser vista carregando o filhote morto próximo ao estado de Washington, Estados Unidos. J35, também conhecida como Tahlequah, perdeu seu filhote poucas horas depois de ter dado à luz. Desolada, a fêmea começou levar o corpo inerte para a superfície e a carregá-lo por onde ia.
Ainda de acordo com os pesquisadores, o estresse nutricional está por trás das altas porcentagens de gestações perdidas de baleias e de uma taxa de mortalidade de 40% para filhotes.