A quinta-feira (20) foi marcada por frio intenso no Rio Grande do Sul, com direito a neve a partir do final da tarde em Cambará do Sul e São Francisco de Paula, na Serra. Além das baixas temperaturas, a instabilidade também marcou presença em grande parte do território gaúcho, com registro de pancadas de chuva na Serra, Região Metropolitana, no Litoral e nas regiões sul, norte e noroeste do Estado. Nas demais áreas, o tempo ficou firme, com predomínio de sol entre poucas nuvens.
Nesta sexta-feira (21), o tempo fica firme na maioria das regiões. De acordo com a Somar Meteorologia, apenas Serra, Litoral Norte e região sul do RS podem registrar chuva, mas em forma de pancadas fracas e isoladas, alternadas com períodos de nebulosidade. No restante do Estado, o sol predomina desde as primeiras horas da manhã.
O frio continua, assim como a possibilidade neve em pontos mais altos da serra gaúcha, como em Cambará do Sul, São José dos Ausentes e municípios próximos, especialmente entre a madrugada e o amanhecer. Segundo a Somar, no final da tarde, em razão do ar frio associado à umidade presente na região, também não se descarta a ocorrência de chuva congelada — quando a água das precipitações atinge o ponto de congelamento ao entrar em contato com a superfície. Já na Fronteira Oeste, na Campanha e nas regiões central, norte e noroeste do RS, a manhã deve ser marcada por geada.
Além disso, mínimas negativas estão previstas para diversas cidades gaúchas. É o caso de São José dos Ausentes (-4°C) e Bom Jesus (-3°C), na Serra, Candiota (-1°), no noroeste do RS, Dom Pedrito (-1°C), na Campanha, e Passo Fundo (-1°C), no norte gaúcho. Também na Serra, mais especificamente em Vacaria e Canela, deve ser apontada a menor máxima do dia no Estado: 8°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 4°C e 13°C.
Para sábado (22), a previsão é de tempo firme e predomínio de sol em todas as regiões. O frio persiste, com risco de geada ao amanhecer na Região Metropolitana, na Fronteira Oeste, na Serra e na região central do Estado. A mínima do dia está prevista para São José dos Ausentes, 1°C. A máxima, 24°C, deve ser apontada em Silveira Martins e São Martinho da Serra, na região central do RS. Na Capital, os termômetros variam entre 8°C e 21°C.
Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:
Região Metropolitana: a sexta-feira (21) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Cachoeirinha, os termômetros variam entre 2°C e 13°C.
Serra gaúcha: a sexta-feira (21) terá tempo instável, com pancadas de chuva fracas e isoladas intercaladas com períodos de melhoria. Ao amanhecer, em virtude das baixas temperaturas associadas à umidade presente na região, pode haver registro de neve, especialmente em Cambará do Sul, São José dos Ausentes e municípios próximos. No final da tarde, há condições para chuva congelada nessas áreas. Em Bom Jesus, os termômetros variam entre -3°C e 8°C.
Litoral Norte: a sexta-feira (21) terá tempo instável, com pancadas de chuva fracas e isoladas, intercaladas com períodos de melhoria. Em Torres, os termômetros variam entre 7°C e 12°C.
Litoral Sul: a sexta-feira (21) terá tempo firme e ensolarado. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 6°C e 13°C.
Região Norte: a sexta-feira (21) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Pela manhã, por conta das baixas temperaturas, há risco de geada na região. Em Erechim, os termômetros variam entre 0°C e 11°C.
Região Noroeste: a sexta-feira (21) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Pela manhã, por conta das baixas temperaturas, há risco de geada na região. Em Santo Ângelo, os termômetros variam entre -1°C e 11°C.
Região Sul: a sexta-feira (21) terá tempo firme e ensolarado na maior parte da região. Em Pelotas e proximidades, porém, o tempo fica instável, com chance de chuva fraca e isolada à tarde. Em Piratini, os termômetros variam entre 0°C e 14°C.
Região Central: a sexta-feira (21) terá tempo firme e ensolarado. Pela manhã, por conta do frio, há risco de geada na região. Em Santa Maria, os termômetros variam entre 0°C e 14°C.
Campanha gaúcha: a sexta-feira (21) terá tempo firme e ensolarado. Pela manhã, por conta do frio, há risco de geada na região. Em Candiota, os termômetros variam entre -1°C e 13°C.
Fronteira Oeste: a sexta-feira (21) terá tempo firme e ensolarado. Pela manhã, por conta do frio, há risco de geada na região. Em Uruguaiana, os termômetros variam entre 3°C e 13°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades :
Capital: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 4°C e máxima de 13°C.
Pelotas: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 4°C e máxima de 13°C.
Caxias do Sul: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 1°C e máxima de 10°C.
Santa Maria: geada pela manhã e tempo firme. Mínima de 0°C e máxima de 14°C.
Santa Rosa: geada pela manhã e tempo firme. Mínima de 0°C e máxima de 12°C.
Vacaria: queda de neve em pontos isolados. Mínima de -3°C e máxima de 8°C.
São José dos Ausentes: queda de neve em pontos isolados. Mínima de -4°C e máxima de 6°C.
Dom Pedrito: geada pela manhã e tempo firme. Mínima de -1°C e máxima de 14°C.
Gramado: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 0°C e máxima de 8°C.
Uruguaiana: geada pela manhã e tempo firme. Mínima de 0°C e máxima de 15°C.
Torres: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 7°C e máxima de 12°C.
Rio Grande: tempo firme e ensolarado. Mínima de 6°C e máxima de 13°C.
Passo Fundo: geada pela manhã e tempo firme. Mínima de -1°C e máxima de 9°C.
Tramandaí: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 8°C e máxima de 12°C.
Capão da Canoa: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 7°C e máxima de 12°C.
São Borja: geada pela manhã e tempo firme. Mínima de 0°C e máxima de 14°C.