O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para queda de temperatura e possibilidade de neve no sul do país ainda nesta semana. De acordo com nota técnica da entidade, geadas generalizadas podem ocorrer já na madrugada de quinta-feira (20) na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
Uma massa de ar frio começou a avançar sobre a Argentina na terça-feira (18), atingindo o Uruguai e, especialmente, o Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (19), o Instituto alertou para um declínio de temperatura de 3ºC a 5ºC nas seguintes regiões gaúchas: encosta do sudeste, serra do sudeste, depressão central, encosta inferior do nordeste, planalto médio, missões, litoral gaúcho, campanha. A previsão é de que o fenômeno avance, atingindo o Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre, centro-sul do Amazonas, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Os prognósticos apontam ainda que, entre quinta e sábado (22), sejam registradas temperaturas mínimas muito baixas, com possibilidade de valores inferiores a 0ºC em parte dos Estados do Sul. Na sexta-feira (21), há previsão de geada ao amanhecer no Rio Grande do Sul — em especial na região da campanha, oeste e central — e no oeste de Santa Catarina.
De acordo com o Inmet, uma segunda incursão de ar frio deve reforçar a queda de temperatura sobre o sul do Brasil, trazendo condição favorável à queda de neve ou chuva congelada na região. Entre quinta e sexta-feira, o fenômeno pode ocorrer nas regiões: planalto sul catarinense, litoral sul catarinense, encosta superior do nordeste, campos de cima da serra, meio-oeste catarinense.
Por fim, ventos costeiros devem atingir o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná até a quinta-feira. Estão em alerta as áreas: grande Florianópolis, litoral sul catarinense, depressão central, encosta inferior do nordeste, litoral paranaense, litoral gaúcho e litoral norte catarinense.