As previsões meteorológicas desta terça-feira (18) apontam chance de neve nas serras gaúcha e catarinense e no interior do Paraná entre entre a noite de quinta (20) e sexta-feira (21). No Rio Grande do Sul, o fenômeno tem maior probabilidade de ocorrer nas cidades de Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Bom Jesus.
De acordo com o meteorologista da Somar Fábio Luengo, a previsão pode mudar ao longo da semana:
— Vale ressaltar que as simulações oscilam muito, então pode haver alteração ainda hoje (terça-feira). E, mesmo se nevar, vão ser pequenos flocos de neve que podem vir misturado com chuva congelada.
De acordo com boletim da Somar Meteorologia, a expectativa é de que o Estado registre frio intenso nos próximos dias. Conforme a semana passa, o ar frio deve se espalhar para Santa Catarina e Paraná.
São estimadas mínimas abaixo de -3°C no próximo final de semana nas áreas mais elevadas dos Estados. Entre sexta e sábado (22), está prevista geada generalizada em todo o Rio Grande do Sul, aponta informe do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A combinação entre a baixa temperatura e alta umidade aumenta a chance de nevar ou de ter chuva congelada. Este pode ser o maior evento do fenômeno meteorológico desde 2013 na região Sul. Sete anos atrás, no final de agosto, nevou em cerca de 30 cidades gaúchas.