Gelou em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (14). O Estado registrou, pelo menos, sete municípios com mínimas negativas e teve recorde de frio: Quaraí, na Fronteira Oeste, marcou -3,7°C, a menor temperatura do ano até aqui, de acordo com a Somar Meteorologia.
Até então, a menor temperatura havia sido registrada no dia 4 de julho em Serafina Corrêa, na Serra, que marcou -2,5°C.
A madrugada de terça também foi de muito frio em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, que marcou -1,9°C, Canela, na Serra, com -1,4°C, Dom Pedrito, no Sul, com -0,6°C e Alegrete, também na Fronteira Oeste, com -1,6°C.
As estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que boa parte das cidades teve mínimas abaixo dos 5°C, incluindo Porto Alegre, onde o termômetro chegou a 3,6°C, menor temperatura do ano, de acordo com as estações automáticas do Inmet.
Por outro lado, o sol deve prevalecer na maioria das regiões. Ainda assim, a sensação de frio intenso ficará. A máxima está prevista para Torres, no Litoral Norte, que deve chegar a 16°C.
A previsão é de uma virada no tempo na quarta-feira (15), quando novas pancadas de chuva atingem todo o Estado. Há alerta para grandes volumes de água na região Norte, o que preocupa ainda mais as cidades já afetadas com a passagem dos ciclones.
Veja, abaixo, como será a terça-feira (14) na sua região:
Região Metropolitana: tempo firme e ensolarado. Máxima de 12°C em Porto Alegre;
Serra: geada pela manhã e tempo firme. Máxima de 11°C;
Norte: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 15°C em Erechim;
Sul: tempo firme e ensolarado. Máxima de 12°em Pelotas;
Região Central: geada pela manhã e tempo firme. Máxima de 12°C em Santa Maria;
Litoral Norte: tempo firme e ensolarado. Máxima de 16°C em Torres;
Litoral Sul: tempo firme e ensolarado. Máxima de 10°C em Rio Grande;
Fronteira Oeste: geada pela manhã e tempo firme. Máxima de 13°C.