As camadas de roupa a mais vestidas por grande parte dos gaúchos não foi à toa. O Rio Grande do Sul registrou o dia mais frio do ano nesta sexta-feira (8). Quaraí, na Fronteira Oeste, quebrou recorde e teve mínima de 1,2°C, temperatura mais baixa entre os municípios do Estado. A marca superou a aferida em 16 de abril, quando fez 1,8°C na mesma cidade, que era o dia mais frio de 2020 até então.
Porto Alegre também teve nova quebra de recorde. A mínima ao amanhecer foi de 9,1°C, com sensação térmica de 7,7°C. A temperatura mais baixa da Capital havia sido registrada nesta quinta-feira (7), quando fez 9,2°C. Outras cidades que também tiveram mínimas glaciais foram Cambará do Sul, na Serra gaúcha, e Dom Pedrito, na Campanha, com 2,8°C e São Gabriel, na Fronteira Oeste, onde fez 3°C.
Segundo Lucas Cantos, da Somar, essa queda da temperatura se deve à ação de uma massa de ar frio que age sobre o Estado.
— Por não termos a presença de nuvens no céu, as noites e começos de manhã são mais gelados. Soma-se a isso a presença de ventos vindos do sul, que trazem ainda mais frio para o Rio Grande do Sul. Mas esse cenário vai mudar. A partir de sábado (9), ventos vindos do norte passam a atuar na região e as temperaturas vão subir — explica o meteorologista.