As temperaturas começam a baixar no Rio Grande do Sul já em maio. O mês será marcado por dias mais frios, que serão acompanhados por céu nublado.
As frentes frias que avançam pelo país não devem provocar grande volume de chuva de maneira geral, mas favorecem para o tempo fechado e formam massas de ar frio mais intensas.
Mesmo que seja tido como um mês seco em grande parte do país, maio deve trazer mais chuva ao RS se comparado a abril.
Os volumes, no entanto, devem ficar na média em praticamente todo o Estado — com exceção de algumas cidades que podem ter chuva ligeiramente acima da média. O quadro, porém, não deve reverter a crise causada pela estiagem do RS, de acordo com a Somar Meteorologia.
As previsões indicam quatro frentes frias que devem trazer os períodos de chuva ao Estado: logo nos primeiros dias; por volta do dia 10; perto do dia 18 e o último período, na semana do dia 24, que deve trazer chuva mais abrangente e expressiva.
Como a passagem de uma frente fria é seguida de uma massa de ar frio, as baixas temperaturas devem ocorre justamente após cada período de chuva, sendo que cada onda de frio deve ser mais intensa do que a anterior, de acordo com a Somar Meteorologia.
Assim, há a chance de que geada mais intensa ocorra por volta dos dias 28 e 30 de maio, podendo atingir áreas agrícolas. Na região da Serra, há chance de geada em todas as ondas de frio do mês.
Em Porto Alegre, por exemplo, as temperaturas mais altas ficam restritas entre os dias 7 e 10 de maio, mas não serão tão elevadas. Por outro lado, na primeira e na segunda onda de frio, as temperaturas mínimas ficam na casa dos 10°C. Na terceira e na quarta, podem ficar abaixo dos 8°C.
Na Capital, a média durante o mês deve ter mínima de 13°C e máxima de 22°C.