O município de São Joaquim, na serra catarinense, registrou na manhã desta quinta-feira (16) em algumas áreas a formação de uma camada fina de gelo, muito conhecida entre os gaúchos: a geada. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), os termômetros do município marcaram 1°C por volta das 5h.
— É comum ocorrer nessa época do ano. Além da altitude elevada, o ar frio fica represado nos vales da região, favorecendo a formação de geada — explica Fábio Luengo, da Somar Meteorologia.
Conforme o meteorologista, a cidade apresentou as condições ideais para a formação da camada de gelo: noite anterior com pouca nebulosidade e temperaturas inferiores a 3°C.
Além de São Joaquim, outros municípios registram temperaturas próximas ou menores que 0°C. A marcação mais baixa do Estado ocorreu em Bom Jardim da Serra e em Urupema – ambas tiveram um amanhecer de -3°C, segundo a Epagri/Ciram. Cidades como Caçador e Curitibanos registraram -1°C. Já em Urubici, os termômetros marcaram -2°C.
— Como o outono é uma estação intermediária entre verão e inverno, é comum ter essas entradas de ar mais frio — reforça Luengo.
GaúchaZH entrou em contato com a prefeitura de Urupema, que confirmou também a formação de geada na região. Porém, em razão da pandemia de coronavírus, a administração municipal não está divulgando fotos para evitar que turistas – muito comuns nesta época do ano – desloquem-se à cidade.