Com mínimas próximas de 0ºC no Estado até a sexta-feira (17), a onda de temperaturas mais baixas deste ano deve terminar com a chegada do fim de semana. Até o sábado (18), os termômetros ainda devem registrar uma pequena queda em relação aos últimos dias. Mas, com o afastamento de um ciclone extratropical que atua na costa gaúcha, o calor voltará gradualmente ao Rio Grande do Sul, onde são esperadas máximas de 30°C em algumas regiões já no domingo (19).
Nesta quinta-feira (16), a tendência é que o frio se intensifique, especialmente nas áreas mais altas do Estado, devido à atuação de uma massa de ar frio, combinada com ventos de cerca de 50 km/h provocados pela presença do ciclone no Litoral. Municípios como Lagoa Vermelha, no norte do RS, e Cambará do Sul, na Serra, por exemplo, devem começar o dia com geada e temperaturas próximas a 3°C.
Durante esta semana, já foi registrada, na terça-feira (14), temperatura de 2,1°C, em São José dos Ausentes, na Serra. Em Porto Alegre, a menor marcação ocorreu no domingo (12), com 12,8°C. Nesta quarta-feira, a mínima foi de 13,8°C.
— As temperaturas ainda se manterão baixas até a sexta-feira na maior parte das áreas do Estado. A partir do sábado, voltam a aumentar de forma gradual. Mesmo assim, não há previsão de chuva e o tempo deve permanecer seco — diz o meteorologista Carlos Medeiros Ineu Junior, da Somar Meteorologia.
A partir de sábado, a incidência do vento vindo do sul no Estado diminuirá gradualmente, o que deve fazer com que a temperatura volte a se elevar em todas as regiões. Com essa virada no tempo, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a previsão aponta para uma máxima de 30ºC no domingo.