O verão começou oficialmente no domingo (22) e, na segunda-feira, até teve um pouco de frio na Serra. Mas ao longo do feriadão de Natal, o calor foi chegando para ficar e se estender pelo Ano-Novo. Conforme a Somar Meteorologia, o Estado se prepara para temperatura recorde, na casa dos 40°C, principalmente no sábado (28). Garrafinhas de água e protetores solares serão itens indispensáveis aos gaúchos ao longo da estação.
Os destaques ficam para São Borja e para Uruguaiana. Ambas podem chegar à marca dos 40°C. Em Santa Maria, são esperados 39°C e, em Caxias do Sul, 35°C. Passo Fundo e Erechim devem cravar 36°C. Já na Capital, pode ocorrer máxima de 38°C. Em todas as cidades, a sensação térmica pode ser maior do que a mostrada nas marcações.
Toda essa onde de calor deve dar uma trégua na primeira semana de janeiro, quando os termômetros voltam a configurar na casa do 30°C. Porém, para quem não curte muito calor, a alegria dura pouco. Ao longo de todo o verão, a tendência é de que os dias continuem com temperaturas altas e tempo seco.
Segundo a meteorologista Andressa Lorena, a neutralidade climática em que o Estado se encontra – neste ano, não há interferência de fenômenos como o El Niño e o La Niña – mantém esse início de ano com tempo seco e alta temperatura.
— Temos uma combinação de fatores. Primeiro, não temos nenhum sistema de frentes frias que podem mudar o cenário. Ao mesmo tempo, temos uma série de instabilidades e ventos que predominam no quadrante norte — explica.
Quando o calor bate, há que suplique por um pouco de chuva. Existe a chance de pancadas ao longo dos próximo dias. Porém, os gaúchos não devem se animar: as precipitações duram por pouco tempo e com pouco volume. A Somar ainda monitora o mês de fevereiro quanto à possibilidade de instabilidade, mas o tempo seco tende a permanecer.