O clima de inverno percebido em São José dos Ausentes e Cambará do Sul nesta segunda-feira (23) não deve se repetir muitas vezes ao longo desde verão. Os termômetros marcaram 9,6ºC e 10,3ºC, respectivamente, durante a madrugada — o que, conforme a Somar Meteorologia, é um movimento normal de transição de estações em dezembro.
De acordo com a meteorologista da Somar Fabiene Casamento, estas mínimas estão de acordo com as temperaturas históricas da Serra e nos Aparados da Serra do Rio Grande do Sul. Como são cidades em pontos elevados, o céu aberto nas primeiras horas do dia "chupa" o calor da superfície, o que leva a uma queda nos termômetros. À tarde, a tendência é de calor, explica a especialista.
— Ainda é resquício da primavera, com frentes frias passando pela região da Serra e baixando as temperaturas. Mas a tendência é que as médias voltem a subir nos próximos dias, alinhadas aos verões anteriores — afirma.
No ano passado, fenômeno semelhante ocorreu. No dia 8 de dezembro, São José dos Ausentes amanheceu com 4,1ºC, e vários dias daquele mês registraram manhãs com em torno de 10ºC. No histórico de 30 anos, mostra a Somar, São José costuma ter mínimas de 12,2ºC e máximas de 23,5ºC em dezembro. Em 2018, a variação média foi de 13,1ºC a 24,3ºC. A previsão para dezembro de 2019 não muda muito: médias de 12,1ºC a 22,1ºC.
—Não é incomum que em um ou outro dia haja esta "cara" de inverno — reforça Fabiene.
Verão escaldante
A Somar projeta que este verão seja inclemente no Rio Grande do Sul. Um resfriamento nas águas do Oceano Pacífico próximas à costa do Peru deve causar chuvas principalmente na região Sudeste do Brasil, mas deixar os "extremos" do país com baixa umidade.
A região Nordeste e o Rio Grande do Sul deve ter pouca incidência de chuva em janeiro e estiagem em fevereiro. Isso levará a um aumento nas mínimas.
Em Porto Alegre, onde o histórico de 30 anos mostra mínimas de 19ºC e máximas de 29,5ºC, neste ano os termômetros irão variar de 20ºC a 30ºC. São parâmetros muito próximos aos de 2018, com variações médias registradas pela Somar de 19,7ºC a 30,3ºC.
—Exceto pela região da Serra, o cenário de estiagem deve causar temperaturas elevadas por longos períodos em todo o Estado — projeta Fabiene.
O mês de janeiro de 2020 no território gaúcho deverá ter temperaturas semelhantes à média dos últimos 30 anos, com mínimas entre 15ºC e 18ºC e máximas de 24ºC a 33ºC, com os dias mais quentes na Fronteira Oeste.