O amanhecer foi gélido em São José dos Ausentes. A mínima registrada foi de – 0,8°C. Esta é a temperatura mínima mais baixa da cidade da serra gaúcha para setembro desde 2012, quando, no dia 26, os termômetros marcaram –1,7°C.
Outras cidades gaúchas também iniciaram o dia com bastante frio, mas nenhuma delas apresentou temperatura negativa. Conforme informações da Somar Meteorologia, em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, a mínima foi de 0,7 e a sensação térmica ficou na casa dos -5,3°C °C. Já em Dom Pedrito, na Campanha, a mínima foi 1°C e a sensação térmica de -5,2°C . Fabiane Casamento, meteorologista da Somar, explica que o frio intenso se deve a uma massa de ar polar.
— Depois da passagem da frente fria, entrou no Estado uma massa de ar polar, por isso, as temperaturas caíram. E, nesta sexta-feira (6), a expectativa é de que, além do frio, chova no Rio Grande do Sul. Uma área de baixa pressão, que se forma entre o Paraguai e o território gaúcho, fará com que se forme e aja sobre a região uma forte instabilidade que deve perdurar até terça-feira (10) — diz Fabiene.
Confira as mínimas mais baixas na manhã desta quinta-feira no Estado
São José dos Ausentes: -0,8°C, sensação térmica de -0,8°C
Cambará do Sul: 0,7°C, sensação térmica de -5,3°C °C
Jaguarão: 0,7°C, sensação térmica de 0,7°C
Dom Pedrito: 1°C, sensação térmica de -5,2°C
Vacaria: 1,3°C, sensação térmica de -4,1°C
Canela: 1,8°C, sensação térmica de -4,4°C
Canguçu: 1,8°C, sensação térmica de -6,0°C
Quarai: 1,8°C, sensação térmica de -5,1°C
Lagoa Vermelha: 1,9°C, sensação térmica de -6,2°C
Serafina Corrêa: 1,9°C, sensação térmica de -0,9°C
Bagé: 2,3°C, sensação térmica de -2,7°C