A manhã desta sexta-feira (2) começou com relatos de chuva congelada em pelo menos 12 cidades. Conforme a Somar Meteorologia, foram constatados episódios em Cambará do Sul, Gramado, Canela, Itapuca e São José dos Ausentes — nesta última, os termômetros marcaram 1,9°C, a menor temperatura registrada até agora no Estado nesta sexta-feira.
GaúchaZH também recebeu relatos de leitores em cidades como Morro Reuter, Caxias do Sul, Farroupilha, Soledade, Bento Gonçalves, Garibaldi e Flores da Cunha.
— Parece um granulado caindo em cima do carro. É nítido. Tu consegue ouvir pelo som que faz no para-brisa – contou o taxista Anderson Juliano Bandeira, 43 anos, que se deslocava entre Gramado e Canela, por volta das 8h, onde a temperatura ficou na casa dos 3,5°C logo pela manhã.
Segundo Bandeira, o fenômeno está sendo melhor visto em pontos mais altos do município.
— Fui para o pátio de casa e consegui ver a chuva caindo e logo virando bolinhas assim que tocava o chão, tudo acompanhado de um vento muito frio. Em questão de minutos, o termômetro baixou de 7°C para 5°C — disse o empresário Elton Weding, 62 anos, no centro de Morro Reuter.
— Era em torno de 8h30min. A chuva que caía estava grudando no para-brisa, mas logo derretia — explica Jovelino Liberato Simão Potrich, 64 anos, advogado de Farroupilha.
— Está muito frio — resumiu o artista plástico Rafael Homem, 41 anos, de Caxias do Sul. — Tu conseguia ver uma chuvinha bem fina logo pela manhã, como se fosse um granizo — completa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chance de neve na serra gaúcha entre a tarde desta sexta-feira e sábado (3), com risco de pequenos acidentes e acúmulos de até 5 cm de espessura de neve.
As condições propícias para o fenômeno, que incluem muito frio, umidade alta e chance de chuva fraca, estarão criadas para nevar nas serra gaúcha e também na catarinense. De acordo com o instituto, a neve poderá atingir 13 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Bom Jesus, Cambará Do Sul, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, São Marcos e Vacaria.
Diferentemente da chuva congelada, a neve é um fenômeno em que as gostas de água já saem em flocos das nuvens. Já a chuva congelada passa do estado líquido para o sólido assim que entra em contato com uma superfície, como o para-brisa de carros, por exemplo.