Às 10h desta quinta-feira (2), caiu chuva congelada nas ruas centrais de São Jose dos Ausentes, conforme a Somar Meteorologia. Depois de as temperaturas chegarem a 20ºC na quinta-feira (1) na cidade, os termômetros despencaram quase 20ºC em 12 horas. Bastou chegar a chuva, no meio da madrugada, para o clima virar bruscamente.
Por volta das 9h30min, o termômetro central da cidade, instalado em frente à Igreja Matriz de São José dos Ausentes marcava 2°C, mas a sensação térmica já era de O°C, com o vento gelado e a chuva fina. Acostumada a controlar o clima da porta da loja onde trabalha, a vendedora Alcione Vieira Ramos, 41 anos, moradora há mais de 30 anos de Ausentes, fica de olho no termômetro do outro lado da Avenida Ismenia Batista Ribeiro Velho.
Experiente em questões relacionadas ao frio, ela não parava de receber mensagens dos parentes e dos amigos de Cambará do Sul e Vacaria, com relatos de chuva congelada na região.
— Quando o céu ficar branquinho, a neve virá. Foi assim em agosto 2013 — garante Alcione.
Entre 9h20min e 9h40min, uma chuva mais espessa caiu no Centro de Ausentes, fazendo os moradores correrem para as janelas. Alguns afirmaram se tratar de chuva congelada. Meia hora depois, vieram alguns flocos, que não duraram cinco minutos. Nem deu tempos dos turistas saírem às ruas. Os 40 quartos dos dois hotéis da área central estão com reservas esgotadas, e as pousadas do interior também.
Chuva congelada em Bento Gonçalves
Em Bento Gonçalves, a Defesa Civil também confirmou que houve registro de chuva congelada na cidade. A neve mesmo, segundo a Somar Meteorologia, pode chegar entre o final da tarde desta sexta e a madrugada de sábado (3), mas somente na região dos Campos de Cima da Serra. Em Caxias do Sul, Bento e na Região das Hortênsias, existe apenas a possibilidade de chuva congelada.
Ainda conforme a Somar, no domingo, a umidade se afasta e as temperaturas tendem a cair ainda mais. Com isso, está prevista a formação de geada em diversos pontos da região. O último registro de neve na Serra ocorreu no início do mês de julho em diferentes municípios.
Neve x chuva congelada
A neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados. Esses cristais são formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera.
Já a chuva congelada é tipo um granizo miúdo faz barulho quando cai. Em muitos casos, o fenômeno antecede a neve em si e por isso é fácil confundir as duas coisas.