O presidente da República Jair Bolsonaro irá anunciar medidas relacionadas à crise com as queimadas na Amazônia nesta sexta-feira (23), às 20h30min, em cadeia de rádio e TV. De acordo com a secretaria de Comunicação Social, serão anunciadas ações já adotadas para combater as queimadas e controlar o desmatamento. A decisão foi tomada em reunião ministerial desta sexta.
Mais cedo, Bolsonaro admitiu que poderia enviar as Forças Armadas para combater as queimadas, mas se queixou de falta de recursos para isso.
— É uma tendência (determinar uma GLO, decreto de Garantia da Lei e Ordem). A tendência é essa, a gente fecha agora de manhã— afirmou, ao deixar o Palácio da Alvorada.
O presidente convocou ministros a tomarem ações relativas à crise de queimadas em despacho publicado no Diário Oficial da União desta sexta.
— O que tiver ao nosso alcance nós faremos. O problema é recurso — ressaltou.
Países como França e Irlanda ameaçaram votar contra o tratado de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul afirmando que Bolsonaro não assume compromissos em defesa do meio ambiente.