O "veranico" de junho deve dar uma trégua nesta quarta-feira (19), mas os amantes do frio não podem comemorar tanto assim, porque as temperaturas mais elevadas devem retornar já no fim de semana. De acordo com Jonas Ribeiro, meteorologista da Somar Meteorologia, uma massa de ar frio vai avançar sobre o Rio Grande do Sul na quarta, resultando na queda das temperaturas em relação à última semana.
Em São José dos Ausentes, nesta quarta, a temperatura mínima prevista é de 7ºC e a máxima chega a 15ºC — as mínimas nos últimas dias estavam acima dos 12ºC. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar mínima de 14ºC e máxima de 19ºC, bem diferente desta terça-feira, quando pode chegar a 27ºC.
Já na quinta-feira (20) de feriado de Corpus Christi, as temperaturas devem cair ainda mais. Há possibilidade de geada em Bagé, Dom Pedrito e Vacaria, onde os termômetros devem marcar no mínimo 4ºC e no máximo 19ºC, e também em São José dos Ausentes, onde estão previstas as menores temperaturas para o feriado – com mínima de 3ºC e máxima de 14ºC. Na Capital, a temperatura mínima prevista é de 11ºC e a máxima de 18º.
Mas o frio não vem para ficar. No sábado as temperaturas já devem começar a se elevar de forma gradual. Para quem quiser aproveitar para dar uma volta da Orla do Guaíba, por exemplo, a previsão em Porto Alegre é de mínima de 19ºC e máxima de 24ºC. Depois do calorzinho, uma nova frente fria deve chegar ao Estado na metade da próxima semana, trazendo de volta também a chuva.
— Isso é comum após a passagem de uma massa de ar frio, é como um ciclo — comenta o meteorologista.
O inverno que começa oficialmente na sexta-feira, será diferente do ano passado, segundo Ribeiro, quando o frio intenso era mais frequente. Neste ano, as ondas de frio devem ser espaçadas. Pode fazer bastante frio por dois dias, por exemplo, e nos cinco dias seguintes os termômetros se elevarem.