Atraídos pela luz emitida pelas grandes construções, pássaros ficam desorientados e acabam colidindo com as paredes dos prédios, sofrendo ferimentos graves e, em muitos dos casos, morrendo. São aproximadamente 600 milhões de mortes por ano, segundo levantamento da Cornell Lab of Ornithology, unidade da Universidade de Cornell, em Nova York, que estuda as aves e outros animais selvagens As informações são da CNN.
Há também outros fatores que causam confusão nos animais, como as plantas em frente às janelas dos prédios, que faz com que eles as confundam com um ponto de pouso seguro. O reflexo do vidro ao lado de jardins e parques também pode ser problemático, prometendo um refúgio seguro onde não existe, segundo a Audubon de Nova York, programa estadual da National Audubon Society, que atua na proteção das aves e administra o Project Safe Flight.
A situação é mais grave durante a primavera e outono, quando bilhões de aves passam pelo centro dos Estados Unidos, caminho entre o Canadá e a América Latina. Chicago é o lugar mais perigoso para as aves nessas estações, seguido por Houston e Dallas. Lá, pássaros que percorrem milhares de quilômetros morrem em instantes ao deparar com os arranha-céus.
"Chicago, Houston e Dallas estão singularmente posicionadas no coração dos corredores aéreos mais trafegados da América do Norte. Isso, em combinação com algumas das maiores cidades dos EUA, os torna uma séria ameaça à passagem de migrantes, independentemente da estação. ", disse Kyle Horton, principal autor do estudo, em um comunicado postado online pelo Cornell Lab of Ornithology.
Proprietários de imóveis nas áreas mais afetadas também podem evitar que o número de acidentes com as aves seja reduzido, de acordo com Horton.
— Se você não precisa de luzes acesas, desligue-as. É uma questão de grande escala, mas atuar em nível local para reduzir a iluminação pode fazer a diferença. Enquanto esperamos que grandes reduções da luminosidade da cidade estejam no aconteçam, estamos empolgados com o fato de que ações em pequena escala podem fazer uma grande diferença.