Pela primeira vez, a gigante Coca-Cola admitiu que produz 3 milhões de toneladas de embalagens plásticas por ano. A informação foi divulgada por meio de um relatório produzido pela fundação Ellen MacArthur, que vem pressionando grandes empresas e governos a tomar atitudes que ajudem a combater a poluição causada pelo plástico.
Os números revelam a quantidade de embalagens produzidas em 2017. Segundo o jornal The Guardian, a empresa já havia se negado anteriormente a fornecer este tipo de dado.
Mesmo que não tenha divulgado quais e quantas garrafas são produzidas por ano, um cálculo feito pela fundação aponta que a Coca-Cola é responsável por fabricar cerca de 108 bilhões de frascos de meio litro, o que representa um quinto do total de 500 bilhões produzidos no mundo.
Apesar de mais de 150 empresas aderirem ao compromisso da fundação de reduzir a poluição ocasionada por plástico, a maioria delas ainda se recusa a divulgar publicamente os dados sobre a produção de itens plásticos. Entre elas estão a Pepsi Co, a H&M, a L'Oréal, o Walmart e a Marks & Spencer.
O relatório ainda traz informações sobre a produção de plástico de outras 30 grandes empresas, incluindo a Nestlé, Unilever e Mars, que, segundo as informações contidas no documento, produzem 8 milhões de toneladas de embalagens plásticas por ano.
“A decisão de mais de 30 empresas de divulgar publicamente seus volumes anuais de embalagens plásticas no relatório é um passo importante para uma maior transparência", diz um comunicado publicado pela fundação após a divulgação do relatório.