Dias após gerar uma polêmica nas redes sociais após afirmar no programa Roda Viva que nunca esteve na Amazônia, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deu uma resposta nesta quinta-feira (14). Por meio de sua conta no Twitter, ele publicou uma foto com a tribo indígena Parecis.
– Estivemos hoje na Festa da Colheita dos índios Parecis, que plantam e produzem com muita competência, demonstrando que podem se integrar ao agro sem perder suas origens e tradições – escreveu Salles.
As aldeias ficam no município de Campo Novo dos Parecis, em Mato Grosso, que faz parte, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Amazônia Legal e, de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Amazônia Oriental.
Até as 16h, a mensagem com a foto contava com 9,7 mil curtidas e havia sido reencaminhada 1,6 mil vezes. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a viagem do ministro estava agendada antes da participação dele no Programa Roda Viva, da TV Brasil, no qual ele deu as declarações.
Salles também gerou discussões ao dizer que não sabia quem era Chico Mendes (ambientalista brasileiro que morreu assassinado).
– Que diferença faz quem é Chico Mendes neste momento? – disse o ministro.
Em tom crítico, a ex-ministra do Meio Ambiente e líder da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, disse que Salles "não é ambientalista e é desinformado" e criticou a "ignorância do ministro".