Uma panda-gigante nascida em um zoológico da Malásia comemorou seu primeiro aniversário nesta segunda-feira (14) com um bolo gelado diante de visitantes e admiradores. Um treinador a carregou para uma plataforma em seu cercado onde o bolo, que tinha um grande número "um" no topo, estava esperando por ela.
Depois de mordiscar algumas cenouras usadas para decorar o bolo, a pandinha — que ainda não foi batizada — pareceu ficar cansada com as comemorações e adormeceu.
Atualmente pesando 34 quilos, ela é a segunda cria de Liang Liang e Xing Xing desde que foram enviados da China para a Malásia em 2014, como um empréstimo de 10 anos.
Pequim e Kuala Lumpur concordaram que filhotes nascidos em cativeiro devem voltar para a China com a idade de dois anos. Os pandas são mantidos no centro panda do zoológico nacional fora de Kuala Lumpur.
Calcula-se que haja cerca de 1,8 mil pandas-gigantes em estado selvagem, vivendo principalmente em florestas de bambu das montanhas do oeste da China, de acordo com o grupo ambientalista World Wide Fund.