Foi encontrada morta no Parque Nacional de Wakatobi, na Indonésia, uma baleia cachalote com quase 6kg de plástico no estômago. Por já estar em estado de decomposição, a causa da morte do animal não pode ser atestada. As informações são do portal G1.
A World Wide Fund for Nature (WWF) – organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental – afirmou em seu perfil da Indonésia no Twitter que diversos tipos de plástico foram encontrados no estômago do animal, incluindo 19 peças de plástico rígido, quatro garrafas plásticas, 25 sacos plásticos, dois chinelos, barbantes e copos plásticos.
Segundo dados de 2015 elaborados pela Ocean Conservancy and McKinsey Center for Business and Environment, a China, a Indonésia, as Filipinas, o Vietnã e a Tailândia são responsáveis por pelo menos 60% do lixo plástico jogado em oceanos.
No Brasil, há uma preocupação em favor do meio ambiente, que começou com os canudos plásticos. Em julho de 2018, o uso deles foi proibido na cidade do Rio de Janeiro – exceto os feitos de papel reciclado ou biodegradável. A medida também foi tomada na cidade de Santos, em São Paulo. Em cidades do Rio Grande do Sul, como Santa Maria e Rio Grande, o projeto de lei já foi aprovado e deve entrar em vigor no próximo ano.