Um vórtice polar – espécie de redemoinho de ar polar que provoca redução drástica das temperaturas – que paira sobre os Estados Unidos nesta semana, principalmente sobre o Centro-Oeste do país, deve fazer o país enfrentar uma onda de frio histórica e perigosa nos próximos dias, diz o Serviço de Meteorologia Nacional dos EUA (NWS, na sigla em inglês). Segundo o jornal The New York Times, pode ser um nível de frio com risco de vida como nunca experimentado por essa geração.
Chicago já amanheceu nesta segunda-feira (28) com as ruas cobertas de neve. Até o meio do dia nos EUA, pelo menos 1,4 mil voos haviam sido cancelados pelas condições do tempo. A temperatura mais alta para a cidade na quarta-feira (29), quando a situação deve piorar bastante, deve ser de -23°C, conforme o site do NWS. A mínima deve chegar a -27°C. É possível que a cidade atinja a menor marca desde os anos 1980.
A última grande onda de frio semelhante a essa vivida pelo país foi em janeiro de 2014, quando a sensação térmica em alguns pontos chegou a ficar abaixo de -50°C. Na ocasião, Chicago chegou a receber o apelido de "Chibéria". Órgãos locais já preparam ações de emergência para atender a moradores de rua e orientar a população.
O mesmo vórtice polar deve chegar ao sul dos EUA. Ainda que o frio deva ser menos intenso nessa região, a comunidade local de Estados como Louisiana está menos acostumada a esse tipo de queda de temperatura, o que também levou autoridades a montarem equipes de emergência nesses pontos.