Um poderoso ciclone de inverno atingiu a costa leste dos Estados Unidos na quinta-feira (4), com frio extremo e nevascas intensas. Em razão da tempestade, milhares de voos foram cancelados e escolas fechadas. As previsões indicam que as temperaturas vão continuar caindo.
O fenômeno, que começou no sul do país e se desloca em direção ao Canadá pelo Nordeste, já deixou três mortos na Carolina do Norte, entre eles, um homem cujo automóvel ficou submerso em um canal.
Em Nova York, ventos de 80 km/h e 23,6 cm de neve fizeram com que fosse decretado estado de emergência. O prefeito da cidade, Bill de Blasio, alertou a população sobre o frio intenso que deve atingir a cidade nos próximos dias.
—Após a tempestade espera-se mais frio, e a sensação térmica na sexta-feira pode chegar a -30ºC — disse.
Ondas gigantescas com pedaços de gelo provocaram "inundações históricas" em Massachusetts, explicou o governador Charlie Parker à imprensa.
— Um total de 26 de 78 comunidades costeiras reportaram inundações— relatou.
A TV mostrou imagens de motoristas em frente ao porto de Boston, tentando controlar seus veículos com a água no meio da porta e informou que alguns barcos ficaram parados nas ruas.
—A neve que caiu durante a tempestade congelará rapidamente — advertiu Parker.
Mais de 4,3 mil voos foram cancelados, a maioria em Nova York, onde os aeroportos fecharam. Boston e Newark, em Nova Jersey, também registraram cancelamentos segundo o site FlightAware.com. Outros 13,3 mil voos sofreram atrasos.
As escolas em Nova York, Boston, Filadélfia e Washington fecharam suas portas por precaução. A Flórida, o "estado do sol", viu a neve pela primeira vez em três décadas na quarta-feira, no norte do Estado. O governador, Rick Scott, alertou os moradores a se prepararem para um frio extremo, incluindo eventualmente neve, neve congelada ou acúmulos de gelo.
Na região de Nova York, ônibus e metrô estão funcionando, mas há atrasos, e vários trens foram cancelados. Os serviços de balsas foram suspensos. Espera-se que a cidade receba, no total, entre 15 e 30 centímetros de neve e rajadas de vento de quase 100 km/h, segundo o serviço nacional meteorológico.
Os planos de emergência para receber pessoas sem-teto funcionam desde dezembro. A prefeitura de Nova York abriu um sistema de transporte gratuito para os refúgios.
Com 45 mil pessoas afetadas pelos cortes de energia, o governador do estado de Virgínia, Terry McAuliffe, declarou o estado de emergência. Milhares de pessoas também foram afetadas por apagões na Geórgia e na Carolina do Sul.
Em Washington, o líder do Senado, Mitch McConnell, anunciou que não haverá votações esta semana, encurtando mais ainda uma breve semana que tinha começado na quarta-feira devido ao feriado de ano novo.
Doze pessoas morreram nesta semana nos Estados Unidos devido ao frio intenso. A previsão indica que as temperaturas começarão a subir na próxima semana.