Uma tempestade deve atingir parte do Rio Grande do Sul na terça-feira (13). É o que preveem os alertas publicados, nesta segunda (12), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o primeiro aviso, a chuva chega ao sul do Estado e à fronteira com o Uruguai na madrugada de terça, com acumulados que, até o fim do dia, podem somar 100mm. Essas regiões também têm risco de granizo e vento forte, com rajadas de até 100 km/h.
O segundo alerta do Inmet é para a Fronteira Oeste e a Região Central, que devem ser atingidas por temporais no período da manhã. Nessas áreas, o volume previsto é mais baixo em relação às precipitações esperadas no Sul e na Campanha: 50mm, com rajadas de até
60 km/h. Na Região Metropolitana e no Norte, a chuva chega entre a noite de terça e a madrugada de quarta (14), com acumulados entre 30mm e 40mm. Apenas Serra e Litoral Norte não têm previsão de chuva para esta terça-feira.
Apesar do temporal, o calor não vai dar trégua. Ao contrário: a onda de temperatura alta se intensifica antes da chuva e deixa o tempo abafado, sobretudo na Região Metropolitana, onde os termômetros podem atingir 37°C, em Alvorada. Em Porto Alegre, a temperatura deve chegar a 35°C. Na segunda-feira (12), a Capital amanheceu com 20,5°C e, à tarde, registrou máxima de 34,1ºC.
Segundo a Somar Meteorologia, esse aumento é característico do chamado calor pré-frontal, que antecede a passagem de uma frente fria. É exatamente o que acontece nesta terça-feira: uma massa de ar frio avança do Uruguai e da Argentina e atravessa o Estado no decorrer do dia, provocando aquecimento seguido de instabilidade.
— Esse sistema vem avançando devagar. Deve chegar à fronteira com o Uruguai ainda na madrugada, atingir o oeste e o centro-sul do Estado durante a tarde e alcançar a Região Metropolitana somente à noite — afirma o meteorologista da Somar Caio Guerra.
Noite quente
Aquela quedinha da temperatura, que costuma ocorrer depois que o sol se põe, não deve acontecer na noite de terça nas cidades da Metade Norte. É outra consequência do calor pré-frontal, que aumenta nas horas anteriores à chuva.
Em Caxias do Sul, na Serra, os termômetros vão marcar 32°C tanto à tarde quanto à noite. Em Porto Alegre, a temperatura cai apenas dois graus centígrados entre um turno e outro, devendo registrar 35°C no período vespertino e, à noite, antes da chuva, 33°C.
— Além da aproximação da frente que provoca esse calor todo, temos o aumento da nebulosidade nessas regiões, que ajuda a "segurar" o calor e manter a temperatura alta mesmo durante a noite — explica Guerra.
Confira a previsão do tempo para algumas cidades:
Capital: pancadas de chuva à noite e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 35°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 29°C
Caxias do Sul: tempo aberto com poucas nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 32°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 34°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 35°C
Erechim: tempo aberto com poucas nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 32°C
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 23°C e máxima de 27°C
Torres: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 28°C
Tramandaí: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 27°C
Capão da Canoa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 29°C
Xangri-Lá: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 28°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 27°C
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 33°C
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 21°C e máxima de 26°C