Tem chuva forte a caminho do Rio Grande do Sul. O avanço de uma frente fria, nesta quarta-feira (29), deve deixar o tempo fechado em todas as regiões, com risco de temporal. Nesta quarta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de tempestade para as metades sul e oeste do Estado. De acordo com o aviso, pode chover até 50mm até quinta-feira (30) nessas áreas, com risco de granizo e rajadas de vento de até 60 km/h.
Em Porto Alegre, na Serra e no Litoral Norte, a quinta-feira deve começar com sol e algumas nuvens. No decorrer da tarde, o aumento da nebulosidade pode provocar pancadas de chuva isoladas, com acumulados mais baixos em relação às outras áreas.
Apesar do mau tempo, a previsão é de calor em boa parte do Estado. Durante a tarde, os termômetros podem passar de 25°C em todas as regiões, com exceção do Sul. As maiores temperaturas são esperadas na Metade Norte e a máxima deve ser registrada em Santa Rosa, no Noroeste, onde as marcas podem atingir 30°C.
Na Capital, a quinta-feira deve ter temperatura entre 15°C e 25°C, com chuva à tarde e à noite. Na mesma semana em que registrou a temperatura mais baixa do inverno, Porto Alegre marcou, nesta quarta, mínima de 10,5°C e máxima de 29°C, uma variação de quase 20°C em menos de 12 horas.
— Assim como a quarta-feira na Capital, a quinta também deve ter amplitude térmica alta em algumas cidades. As mínimas não ficam baixas, mas a temperatura da tarde sobe bastante, resultando em uma variação de aproximadamente 15°C em várias cidades — explica o meteorologista da Somar João Basso.
Essa diferença de temperatura também deve ser grande na Serra, que deve registrar a mínima do dia no Estado em Vacaria, com 8°C. À tarde, os termômetros podem marcar até 24°C no município, o que representa uma amplitude de 16°C. Na Campanha, por outro lado, a alta concentração da nebulosidade faz com que a temperatura não varie tanto. Caçapava do Sul, por exemplo, deve ter mínima de 18°C e máxima de 19°C.
Chuva continua na sexta
Na sexta-feira (31), a chuva deve persistir em todo o Rio Grande do Sul, com acumulados altos na Região Central, na Serra e no Litoral Norte. No extremo Sul, o tempo já volta a ficar firme. Com a passagem da frente fria, o calor deve diminuir no fim de semana. A queda mais significativa deve ocorrer na temperatura da tarde.
— Depois de marcar 30°C em algumas cidades durante a semana, a máxima não deve passar de 20°C em praticamente todo o Estado no sábado e no domingo — afirma Basso.
Confira a previsão do tempo para algumas cidades:
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 25°C
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 13°C e máxima de 21°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 30°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 12°C e máxima de 27°C
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 25°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 26°C
Tramandaí: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 17°C e máxima de 25°C
Capão da Canoa: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 17°C e máxima de 27°C Xangri-Lá: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 17°C e máxima de 26°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 21°C
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 19°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 13°C e máxima de 26°C
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 21°C