O Parque de Chiribiquete, na Colômbia, foi declarado Patrimônio da Humanidade da Unesco. Agora, o país decidiu criar a maior área protegida de sua Amazônia no local.
O presidente Juan Manuel Santos anunciou a ampliação dos 2,7 milhões de hectares que formavam o Parque Nacional Natural Serranía de Chiribiquete, para 4.268.095 hectares de área protegida.
— Pode-se dizer que está é a maior área protegida em toda a Amazônia. Chiribiquete, a partir de hoje, em sua área protegida vai prover 60% da água superficial de toda a Amazônia colombiana — disse o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.
Chibiriquete é o maior parque natural da Colômbia e conserva um dos maiores exemplos de biodiversidade do planeta.
A extensão na superfície do parque, também chamado de Maloca del Jaguar, foi decretada depois que a Unesco o incluiu na lista de patrimônios da humanidade. Chibiriquete hospeda os tepuis, grandes rochas de centenas de metros de altura e largura, com mais de 75 mil pinturas rupestres milenares.
Em Chiribiquete, que abrange cinco municípios amazônicos nas regiões de Guaviare e Caquetá, habitam comunidades indígenas que o consideram "o centro natural do mundo".