A onda de frio que atua no Rio Grande do Sul desde a semana passada tem novos recordes. Nesta quarta-feira (23), foi registrada a primeira temperatura negativa do ano. O amanhecer mais gelado do Estado ocorreu em Vacaria, na Serra, onde os termômetros marcaram -0,4°C, às 6h.
O dia também começou congelante em Quaraí, onde fez 1,1°C, e São José dos Ausentes, com 1,4°C. Essa condição indica possibilidade para geada nas áreas serranas.
Em Porto Alegre, a temperatura mínima desta quarta superou o frio do dia anterior. Segundo a Somar Meteorologia, por volta das 8h, os termômetros registraram 8,5°C na Capital, batendo os 9,2°C de terça-feira (22). A máxima, que deve acontecer por volta das 12h, não deve passar dos 17°C, e a temperatura tende a diminuir ao longo da tarde. Esse é o efeito de uma nova massa de ar polar que já atua pelo Rio Grande do Sul e que garante mais um dia de frio intenso no Estado nesta quarta.
À tarde, o predomínio será de sol no Estado, mesmo assim, as máximas não devem subir muito. Durante o dia, é possível, inclusive, que as temperaturas fiquem mais baixas que nos dias anteriores em todo o Estado.
Mesmo com temperaturas baixas, o tempo segue firme no Rio Grande do Sul na quinta-feira (24). Na Serra, o frio pode ser ainda maior por causa da massa de ar polar que ganha intensidade. No decorrer do dia, o sol predomina e ajuda a aliviar a sensação de frio, mas as temperaturas devem baixar ainda mais à tarde e durante a noite.
Na sexta-feira (25), a massa de ar polar perde intensidade, e é possível perceber que faz menos frio ao amanhecer. No decorrer do dia, há pouca variação da nebulosidade e o sol predomina.
TENDÊNCIA
O fim de semana será de tempo firme no Rio Grande do Sul, com sol e temperaturas um pouco mais elevadas. A chuva só deve retornar na próxima semana em algumas áreas isoladas do interior do Estado.