Depois de começar com calor e tempo firme, o feriadão do Dia do Trabalho vai terminar com chuva e queda na temperatura na maior parte do Rio Grande do Sul — a reviravolta já é sentida em alguns pontos da Metade Sul, neste domingo (29). Conforme a Somar Meteorologia, a mudança é ocasionada pela chegada de uma frente fria vinda do Uruguai, que avança pelo Estado a partir desta segunda-feira (30).
Durante o fim de semana, os termômetros passaram de 30ºC em boa parte das regiões, lembrando dias de verão, mas, nas próximas horas, a temperatura tende a cair na fronteira com o Uruguai, onde também deve chover com maior intensidade. Aos poucos, essa situação vai atingir outras áreas.
Na Capital, a previsão para segunda-feira é de pancadas e trovoadas, com mínima de 22°C e máxima de 31°C. Em Caxias do Sul, na Serra, não muda muito em relação à Capital, mas a temperatura tende a ser mais amena (de 18°C a 25°C). Já em Pelotas, no Sul, o tempo ficará instável, com chuvas isoladas e termômetros entre 20°C e 26°C, e, em Bagé, haverá chuva a qualquer hora do dia, com mínima de 18°C e máxima de 25°C.
— As temperaturas vão cair por conta da mudança na direção dos ventos, que passarão a soprar do Sul — explica a meteorologista Heloisa Pereira, da Somar.
A condição deve piorar na terça-feira (1º), quando os modelos climáticos indicam chuva mais intensa na Campanha e no Leste, incluindo a Grande Porto Alegre. Haverá possibilidade de precipitação em praticamente todo o Estado, com exceção do Noroeste.