O domingo (29) amanheceu com céu aberto e temperaturas amenas na maior parte do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros registraram 21,7°C. Quem está na Serra para aproveitar o feriadão do Dia do Trabalho, acordou com um friozinho: Canela registrou 16,6°C. Apenas a metade sul registra uma frente fria, o que provoca nebulosidade na região.
O tempo firme deve continuar pelo resto do dia no centro e no norte do Estado. Nas demais áreas, está prevista chuva acompanhada por descargas elétricas e rajadas de vento. Na Capital, não deve chover, mas há aumento na intensidade dos ventos.
Chuva até quinta-feira
Já na segunda-feira (30), as instabilidades começam a provocar chuva na maior parte do Estado, exceto no extremo noroeste, onde há previsão de tempo firme. A chuva mais intensa ocorre na fronteira com o Uruguai.
No feriado (1º), a chuva é mais intensa na Campanha e no leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre. Deve chover em todo o Estado, exceto no noroeste. A frente fria estaciona, e as instabilidades não conseguem avançar para estas áreas. No noroeste, o calor continua, ao contrário das demais áreas gaúchas, onde há queda das temperaturas - inclusive na Capital.
Há potencial para temporais em alguns municípios do oeste gaúcho na quarta-feira (2) e na faixa leste na quinta-feira (3). Após as chuvas, o tempo volta a ficar abafado na maior parte do Estado.