A terça-feira (13) terá tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul por influência de uma massa de ar seco que garante dia ensolarado no Estado. Apenas os municípios que fazem fronteira com a Argentina são influenciados por áreas de instabilidades no final do dia. Por conta dos fortes ventos que sopram em direção ao Oeste, as pancadas de chuva acontecem a partir da tarde, com baixo volume, e de maneira rápida. O calor persiste, principalmente nas faixas Norte e Oeste.
Na quarta-feira (14), novas áreas de instabilidades aumentam as nuvens de chuva sobre o Estado e o tempo muda. As pancadas acontecem em todo o Rio Grande do Sul, mas as chuvas mais fortes ocorrem na metade Oeste, com chance de temporais, rajadas de vento, descargas elétricas e até queda de granizo. Nas demais áreas as pancadas são de fraca intensidade e de curta duração. Mesmo com instabilidades, o calor segue forte em todo o estado.
As instabilidades seguem atuando sobre o Rio Grande do Sul na quinta-feira (15). As pancadas seguem de maneira mais forte desde a Fronteira Oeste até o Norte. O risco para transtornos continua por causa das pancadas intensas e do solo encharcado.
A passagem da frente fria pela costa gaúcha, aumenta as condições para chuva no Litoral, especialmente na região de Mostardas. Nessa área, as pancadas de chuva são mais intensas e as temperaturas permanecem amenas ao longo da tarde.