Ainda é verão, mas já é possível perceber alguns sinais do frio chegando. O município de São Joaquim, na serra catarinense, amanheceu com geada e temperatura de apenas 4,7ºC segundo dados da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do tempo e do clima.
A técnica em meteorologia do Grupo NSC Bianca Souza explica que a formação de geada foi provocada por fatores climáticos que incluem ar seco e frio, ausência de vento e temperaturas baixas. Ela explica que a geada foi de fraca intensidade e não causou prejuízos para a agricultura.
Apesar da geada, a temperatura mais baixa em Santa Catarina nesta madrugada não foi registrada em São Joaquim. De acordo com a Epagri/Ciram, Bom Jardim da Serra amanheceu com os termômetros marcando apenas 3,1°C, a segunda temperatura mais baixa do ano — perde apenas para o registro de Urupema em 30 de janeiro, quando os termômetros chegaram a 1,3ºC.
No Rio Grande do Sul também fez frio nesta madrugada. De acordo com a Somar Meteorologia, as mínimas foram registradas em Cambará do Sul e Vacaria, com 7,1°C nas duas cidades. Em Porto Alegre fez 14°C no começo da manhã, mas à tarde deve esquentar, com máxima prevista de 27°C.
Frente fria
Nem tudo é felicidade para os amantes do frio. A frente fria está agora no Sudeste do país. Com influência do ar seco, o tempo deve ser quente nesta terça-feira em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A boa notícia é que essas massas de ar frio devem se tornar cada vez mais comuns, com geadas e baixas temperaturas.