Os moradores do norte da Flórida, nos Estados Unidos, acordaram nesta quarta-feira (3) com uma estranha visão: uma camada branca cobria o chão. Era neve, um fenômeno que não se via no "Estado do Sol" há quase três décadas. Tallahassee, a capital, amanheceu com 2,5 milímetros de neve, a primeira medição significativa desde 1989, segundo o canal meteorológico Weather Channel.
Os moradores da Flórida, mais habituados a furacões, se apressaram a publicar nas redes sociais fotos da neve acumulada em chinelos de praia e piscinas ao ar livre, com a hashtag #snowmageddon, uma contração das palavras "snow" e "armagedon", respectivamente neve e apocalipse em inglês.
A tempestade de inverno que atinge nesta quarta-feira o sudeste americano provocou alertas meteorológicos e o fechamento de estradas no norte da Flórida e no sudeste da Geórgia.
O governador da Geórgia, Nathan Deal, declarou estado de emergência na costa; já o da Flórida, Rick Scott, alertou seus cidadãos a se prepararem para "condições climáticas extremas", com temperaturas em torno do 0ºC no norte.
"Hoje e amanhã se espera muita neve e gelo da Flórida ao Maine (nordeste)", escreveu na quarta-feira no Twitter o Centro Nacional de Meteorologia (NWS).
"Esta tempestade na costa se intensifica rapidamente e produzirá ventos fortes e perigosos, que podem resultar em árvores caídas, cortes de eletricidade e inundações costeiras", advertiu o serviço meteorológico.