Uma onda de frio sem precedentes tanto por seu alcance como por sua duração atinge o Canadá e uma grande faixa do norte dos Estados Unidos, com temperaturas inusualmente baixas nos dois países.
— Jamais conheci um frio que se instalasse por tanto tempo em uma extensão tão grande — confirmou o meteorologista da agência federal Environnement Canada, Alexandre Parent.
Segundo Parent, neste país não se trata tanto das temperaturas e do esfriamento causados pelos ventos, que estão batendo recordes e poderiam alcançar até -50ºC no norte de Ontário (centro), mas da extensão da onda de frio e de sua duração.
Nesse contexto, a agência federal lançou advertências em algumas províncias contra esta onda de frio extremo vinculada a uma corrente de ar ártico.
— Estamos entre 10ºC e 20ºC abaixo do que é habitual nesta estação — assinalou Parent.
Nos Estados Unidos, foram registradas temperaturas muito abaixo de zero em Duluth, Minnesota (-37,7ºC), e Minot, Dakota do Norte (-29ºC).
Uma tempestade provocou um recorde de quase 1m50cm de neve em 48 horas na cidade de Erie, na Pensilvânia, obrigando os funcionários a declarar estado de emergência.
O governador da Pensilvânia, Tom Wolf, anunciou que a Guarda Nacional estava "fornecendo veículos militares off road de alto rendimento para ajudar as agências locais com a emergência médica e a resposta da polícia".
Segundo dados do Serviço Meteorológico Nacional, os 86 centímetros de neve que caíram em 25 de dezembro foram a marca mais alta já registrada na cidade, batendo um recorde de 1956.
Em Nova York, as autoridades meteorológicas disseram aos moradores que esperam temperaturas entre -12,7ºC e -6,6ºC até sábado, que descreveram como "muito abaixo do normal".