Será dada nesta sexta-feira (3) a ordem de início para a construção de um reservatório de 3 mil metros cúbicos de água na Aldeia do Papai Noel, em Gramado. O objetivo é dobrar a capacidade de reserva da cidade, que passa para 6.930 metros cúbicos.
O investimento anunciado é de R$ 3,6 milhões, com recursos próprios da Corsan. A previsão é de que a obra seja executada em quatro meses.
O projeto também compreende a instalação de tubulações e urbanização da área, com a execução de pavimento, colocação de gramado e portões. No contrato, também está prevista a doação de 1.650 mudas ao Horto Municipal.
De acordo com a prefeitura de Gramado, está confirmada a presença do governador José Ivo Sartori para o ato, marcado para as 11h, no centro administrativo.
Saiba mais
MP pede que prefeitura de Gramado rescinda contrato com a Corsan
Gramado enfrenta problemas com abastecimento de água
Justiça suspende cobrança de taxa de esgoto de parte de moradores de Gramado
Histórico de falta de água
No final do ano passado, a Câmara de Vereadores aprovou o plano de saneamento do município, válido por quatro anos, que apontava que a demanda em Gramado era maior do que a oferta.
No último Natal e Ano-Novo, a justificativa da Corsan para a falta de água foi o aumento da demanda no período em que o município recebe mais turistas.
Em maio, a Justiça determinou que a Corsan aumentasse em 15% a reserva de água tratada em oito meses e cobrou o licenciamento para a instalação desta nova adutora Canela-Gramado em dois meses, além de cronograma de substituição de redes com altos índices de perdas. A Justiça atendeu a pedido do Ministério Público, que ajuizou ação civil pública contra o município e a Corsan no dia 9 de março.
A prefeitura de Gramado também cobrou no início do ano uma série de medidas de investimentos de curto, médio e longo prazo nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A Corsan disse que o Relatório de Ações Operacionais e Investimentos foi apresentado em julho deste ano à administração do município.