Dos mais de 1 milhão de proprietários de motocicletas no Rio Grande do Sul, 30% não possuem habilitação para pilotar. Os dados fazem parte da pesquisa nacional e foram divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a pedido da reportagem de Zero Hora.
Segundo o recorte, divulgado nesta terça-feira (10), dos 1.081.308 donos de motos, motonetas ou ciclomotores, 323.620 não têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida para o tipo de veículo. O perfil e município dos proprietários não foram divulgados. Em todo o país, metade dos donos não tem habilitação para a categoria.
De acordo com a Senatran, os resultados podem ser explicados, entre outros fatores, pelo custo acessível do veículo, pelo crescimento de negócios com veículos compartilhados, pelo aluguel de motocicletas ou motonetas, e pela dificuldade de acesso à CNH por parte da população.
O estudo também destaca os condutores autuados no Rio Grande do Sul por dirigirem sem habilitação adequada. Em 2024, até o momento, 25.108 foram flagrados infringindo a lei. Em todo o ano passado, foram mais de 57 mil.