As cinco empresas que administram rodovias pedagiadas no Rio Grande do Sul apontaram um crescimento na porcentagem de carros que optaram pelo uso das tags de cobrança automática da tarifa entre 2022 e 2023.
As tags são adesivos codificados instalados nos para-brisas dos veículos. Com elas, os carros cruzam as praças de pedágio em cancelas automáticas, agilizando a passagem. A taxa é então descontada diretamente da conta do motorista, ou vai para a fatura de um cartão de crédito.
A concessionária que informou o maior índice de carros com tag ao fim de 2023 foi a Ecosul, que tem 51% do fluxo em cobrança automatizada. A Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) registra 50% do tráfego com a tecnologia. Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), CCR Viasul e Rota de Santa Maria têm, cada uma, 46% dos usuários equipados com tag.
Todas — com exceção da CSG, que assumiu gestão de rodovias em fevereiro de 2023 — indicaram que este percentual cresceu ao longo do ano passado. Em especial a Ecosul, que saiu de uma taxa de 24% dos pagantes com cobrança automática ao fim de 2022 para os 51% do encerramento do último ano.
Uso de tags nos pedágios
Dados informados pelas concessionárias relativos ao mês de dezembro
Ecosul
A Ecosul administra 457,3 quilômetros de estradas no sul do Estado. Na BR-392, os pedágios ficam no km 52, em Rio Grande, e no km 111, em Ganguçu. Na BR-116, os pedágios ficam no km 541, em Capão do Leão, km 510, em Pelotas, e km 430, em Cristal.
- 2022 - 24%
- 2023 - 51%
CSG
A CSG administra o km 0 da ERS-122, em Portão, e o km 108 da ERS-122, em Antônio Prado.
- 2023 - 50% (a empresa assumiu a administração de rodovias em fevereiro)
EGR
Atualmente, a Empresa Gaúcha de Rodovias administra 10 praças de pedágio em rodovias estaduais: RS-135, km 18, em Coxilha; RS-239, km 19, em Campo Bom, RS-130/129, km 93, em Encantado, RS-453, km 78,9, em Boa Vista do Sul, e km 18, em Cruzeiro do Sul; RS-235, km 52, em São Francisco de Paula, e km 27, em Gramado; RS-115, km 23, em Três Coroas; RS-474, km 20, em Santo Antônio da Patrulha; RS-040, km 19, em Viamão.
- 2022 - 43,5%
- 2023 - 46%
Rota de Santa Maria
A Rota de Santa Maria administra cinco praças na RS-287: km 47, em Taquari; km 86, em Venâncio Aires; km 131, em Candelária; km 168, em Paraíso do Sul; km 220, em Santa Maria.
- 2022 - 35%
- 2023 - 46%
CCR
A concessionária administra sete praças de pedágios nas rodovias BR-386, Freeway (BR-290) e BR-101. Os pedágios da BR-386 estão localizados nos quilômetros 202, em Victor Graeff, 261, em Fontoura Xavier, 374, em Paverama, e 426, em Montenegro. Os pedágios da CCR que ficam na BR-290 estão nos quilômetros 60, em Gravataí, e 19, em Santo Antônio da Patrulha. Há ainda um pedágio na BR-101, em Três Cachoeiras, no quilômetro 35.
- 2022 -42%
- 2023 - 46%
Tendência
O professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Carlos Félix, especialista em mobilidade urbana, planejamento de transportes e engenharia de tráfego, avalia que o crescimento da ferramenta veio para ficar.
— É clara a tendência do aumento de uso desse sistema. Por uma questão de conveniência, é uma grande comodidade cruzar o pedágio por uma faixa exclusiva. Embora haja melhorias na cobrança manual, como Pix e (cartão por) aproximação, a automação é uma realidade inevitável — afirma o professor.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, Newton Ferrer, vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam), também disse acreditar na evolução do serviço.
— Na minha visão, é uma questão de acomodação, de ajuste. Então, em breve, essa lógica deve se inverter e teremos mais passagens automáticas do que manuais — projetou Ferrer.
Além disso, para o professor Carlos Félix, a popularização da tag deve fazer com que a estrutura das praças de pedágio melhore, propiciando o crescimento do serviço.
— Existem alguns desafios, como a padronização do sistema nas rodovias, a criação de condições que façam com que mais pessoas contratem esse benefício e a segurança de dados — ressalta.
Tag é mais comum entre viajantes recorrentes
Concessionárias como a CCR Viasul e Rota de Santa Maria informaram, ainda, que a média de veículos com tag passando pelas praças tende a baixar em períodos de férias, como dezembro e janeiro, quando mais motoristas utilizam as rodovias para viagens esporádicas. Nesse caso, aumentam aqueles usuários não recorrentes, que optam pela cobrança manual. A CCR, por exemplo, estima que o uso da ferramenta diminua até 15% em comparação aos demais meses do ano.
Para Félix, esse é um indicativo de que, no fim das contas, quem define a tendência é sempre o usuário:
— Vai depender especialmente do usuário. Ele que vai fazer o cálculo, a relação custo x benefício pessoal. Vai depender do quanto ele utiliza a rodovia, da distância que ele percorre e, principalmente, dos planos oferecidos pelas empresas.