Lucas Diefenthaeler, 41 anos, preso em flagrante na noite de sábado (16) em razão de um acidente que matou um casal de jovens em Santa Maria foi solto na manhã desta segunda-feira (18). Ele estava na penitenciária do município da Região Central.
Otávio Henrique Carneiro da Silva, 21 anos, e Yasmin Pacheco Soares, 20, não resistiram após a moto em que estavam ser atingida pelo Gol conduzido por Diefenthaeler na BR-158, a chamada Faixa de Rosário, no bairro Boi Morto. O casal morreu no local.
Na análise da prisão em flagrante por homicídio culposo, houve a homologação, após manifestação favorável do Ministério Público (MP). No entanto, o próprio MP se manifestou pela concessão da liberdade provisória do homem com fixação de medidas cautelares, o que foi acatado pelo juiz.
A audiência de custódia chegou a ser marcada, mas diante da concessão de liberdade provisória, foi cancelada. Entre as medidas cautelares impostas, o homem deverá comparecer a todos os atos do processo, manter endereço e telefone atualizados e não se envolver em outros delitos.
No despacho, Defensoria Pública do Estado consta como responsável pela defesa do homem. Mas, procurada pela reportagem de GZH, a instituição respondeu que ainda não tem confirmação de que atuará no processo, portanto, não irá se manifestar sobre o caso.
O MP também foi questionado sobre o parecer favorável à liberdade do suspeito, mas ainda não respondeu.
Acidente
Conforme a investigação inicial da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável por casos de morte no trânsito, os dois veículos estavam transitando no mesmo sentido quando o carro bateu na traseira da moto.
O condutor do carro foi detido por vigilantes que passavam pelo local momentos após o acidente. O homem ainda tentou fugir do local, segundo a polícia. O motorista do carro tinha sinais de embriaguez. Ele fez o teste do bafômetro que apontou 1,02 miligramas de álcool por litro de ar expelido — a partir de 0,34 já é configurado como crime de trânsito.
— A Delegacia de Homicídios fez o atendimento da ocorrência desde os primeiros momentos, com a realização de diversas diligências ainda na noite do fato, em parceria com as outras forças de segurança — afirma o delegado Marcelo Arigony, titular da delegacia.