Um levantamento realizado pelo 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (1º BRBM) mostrou que o índice de acidentes registrados até agosto deste ano na RS-135, no norte do RS, já corresponde a mais da metade dos números registrados em todo o ano de 2021. A rodovia, que liga Passo Fundo a Erechim, teve um aumento de 66% nos acidentes com morte, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os dados divulgados foram registrados entre 1º de janeiro e 19 de agosto de 2022. Conforme o levantamento, o trecho com maior incidência de acidentes com morte foi entre os quilômetros 24 e 37, entre os municípios de Coxilha e Sertão, e 68 a 75, pertencentes a Erechim.
Ao todo, foram cinco acidentes com vítimas fatais na RS-135 até agosto. Isso representa duas a mais que o mesmo período de 2021 e alcança o mesmo número registrado em todo o ano passado. Entre os cinco acidentes fatais, sete pessoas morreram em 2022 na rodovia.
Além disso, chama a atenção também o número de sinistros com feridos e aqueles com apenas danos materiais: o primeiro já alcançou 33 ocorrências, ante 44 entre janeiro e agosto do ano passado. Já os acidentes com danos materiais superaram os do mesmo período de 2021, com 61 contra 56.
De acordo com o comandante do 1º BRBM, tenente-coronel Rogerio Schmidt Navarro, a principal causa dos acidentes foi a imprudência dos motoristas.
— É o fator predominante como causa de acidentes. Principalmente por casos de ultrapassagens em locais perigosos ou em áreas não permitidas. Além disso, há a ultrapassagem de risco, que é quando o motorista acha que vai passar determinados veículos, mas não consegue, como, por exemplo, ao tentar ultrapassar dois caminhões ao mesmo tempo — explica o comandante.
A RS-135 é uma rodovia estadual e administrada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). O grande movimento na rodovia se justifica por ser uma das principais ligações entre o norte gaúcho, o Meio-Oeste de Santa Catarina e o Sul do Paraná, justamente numa região em que a BR-153 não é pavimentada.
Nos últimos meses vêm ocorrendo obras de recuperação asfáltica e de manutenção da via em diversos pontos. Atualmente, ocorre a reciclagem do pavimento no quilômetro 68, em Erechim.
Questionada sobre quais melhorias podem ser feitas para diminuir a acidentalidade na RS-135, principalmente nos trechos indicados pelo 1ºBRBM, a EGR salienta que, em julho, a sinalização com pinturas das faixas e implantação de tachões refletivos e placas nas bordas.
A empresa informou também que os trechos citados como mais críticos possuem características diferentes, ou com pista simples, como é o caso do quilômetro 24 ao 27, e pista com terceira faixa, do quilômetro 68 ao 75. Nesse último, a EGR informou que fez restaurações e ampliou a faixa adicional.