A BR-116 tem previsão de bloqueios ao longo desta semana para a instalação de vigas das pontes que estão em construção na região do Rio dos Sinos, em São Leopoldo. Até a próxima quinta-feira (19), o serviço vai provocar interrupções momentâneas do tráfego. Nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17), os trabalhos ocorrem das 9h às 16h. Na quarta e quinta, será das 9h às 14h30. Em caso de chuva, a operação será adiada.
Ao todo, serão lançadas 24 vigas de 20 metros, pesando 25 toneladas cada uma. Para o içamento das peças pré-moldadas, será utilizado um guindaste de 220 toneladas, que será posicionado ao lado da rodovia.
Conforme o Dnit, os trabalhos não causarão restrição total e nem desvios de trânsito. Serão bloqueios intercalados e momentâneos em uma das pistas, com duração de, no máximo, 10 minutos — tempo necessário para o içamento da viga.
Antes das 7h desta segunda, a BR-116 já apresentava trânsito lento no trecho, com mais de 5 quilômetros de lentidão no sentido interior-Capital, em São Leopoldo. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motivo é a movimentação de máquinas na pista, que começou cedo.
As obras na região buscam aumentar a capacidade de tráfego entre o Rio dos Sinos e o bairro Scharlau, local considerado um dos maiores gargalos da BR-116 no Rio Grande do Sul. As obras das travessias sobre a várzea do Rio dos Sinos começaram em dezembro do ano passado e já estão 72% executadas. Em paralelo, está em andamento a implantação da terceira faixa entre as pontes e o viaduto da Scharlau.
As pontes sobre o canal principal do Rio dos Sinos estão 97% concluídas, conforme o Dnit. É aguardado o avanço da terceira faixa e das travessias sobre a várzea.