Considerada a rodovia estadual mais mortal de 2021,com 33 óbitos, a RS-239 receberá, até o final do ano, três lombadas eletrônicas de fiscalização. Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os equipamentos estão sendo instalados nos quilômetros 17, em Novo Hamburgo; 29, em Sapiranga; e 51, em Taquara.
A colocação das lombadas integra o serviço de monitoramento da empresa Perkons – a mesma que realiza a manutenção dos pardais que operam desde 2020 na rodovia. O sistema já existia anteriormente na RS-239, mas os equipamentos haviam parado de funcionar em 20 de novembro do ano passado, em razão do término do contrato com a empresa Kopp. Na sequência, foi contratada a Perkons.
O Daer ainda não tem previsão de quando a fiscalização será iniciada. O investimento para a instalação dos equipamentos é de R$ 900.587,23. O contrato prevê a permanência das lombadas por um ano, podendo ser renovado anualmente pelos próximos cinco anos.
O limite de velocidade nos locais será de 50 km/h, e os equipamentos contarão com sistema que faz a leitura das placas dos veículos, chamados de Optical Character Recognition (OCRs). Os dispositivos terão a capacidade de cruzar os dados coletados com as informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), o que já é utilizado em algumas cidades gaúchas.
Um levantamento realizado por GZH aponta que, das 33 mortes registradas na RS-239, 31 envolveram acidentes com veículos, até outubro.