Foi liberada por volta das 16h desta terça-feira (30) o trânsito na nova ponte do Guaíba, na Capital. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou testes para avaliar a estrutura da travessia.
O chamado teste-padrão para Obras de Arte Especiais (OEAs) de grande porte consistiu em verificar o comportamento de rotação, rigidez e deformação da estrutura. Para fazer esse primeiro monitoramento, que servirá de parâmetro para ensaios futuros, foi necessário interromper totalmente o tráfego desde as 10h, desviando o trânsito para a antiga ponte do vão móvel.
Segundo o Dnit, essa avaliação ocorre porque a tecnologia construtiva utilizada na nova ponte do Guaíba é pioneira no Brasil, feita quase totalmente no sistema pré-moldado.
Portanto, diz o departamento, o ensaio de prova de carga dinâmica servirá de modelo para as futuras pontes desse tipo no país.
A coleta dos dados contou com a instalação de 20 sensores no interior dos apoios dos vãos centrais e o uso de três caminhões pesando cerca de 55 toneladas cada. Eles passaram juntos sobre a parte mais elevada da segunda ponte.
O monitoramento foi dividido em três séries para registrar a passagem de diferentes velocidades (20km/h, 40km/h e 60km/h). Esse ensaio tem o objetivo de registrar o comportamento estrutural da ponte na sua fase inicial.
Técnicos do Dnit salientam que a realização periódica do teste (em média a cada cinco ou 10 anos) servirá para comprovar se as estruturas estão mantendo as características iniciais, registradas nesta terça.