A nova ponte do Guaíba foi totalmente bloqueada ao trânsito na manhã desta terça-feira (30). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizará testes, até as 16h, para avaliar a estabilidade da estrutura. Motoristas devem utilizar a ponte do vão móvel.
O bloqueio iniciou às 10h22min nos dois sentidos. O local foi sinalizado com cones e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) orientavam os motoristas a desviarem pela ponte antiga.
Não houve grandes transtornos. Apenas para quem trafega pela freeway e deseja ir para Eldorado do Sul, tem que acessar a Rua João Moreira Maciel e seguir até a ponte antiga. Como é pista simples, há um pouco de lentidão.
Como funciona o teste
Como parte do ensaio de prova de carga dinâmica, pouco antes das 11h, três caminhões carregados de brita iniciaram o deslocamento pela nova ponte a 20km/h em direção a Eldorado do Sul e farão o sentido contrário. Em todo o trajeto foram colocados sensores para identificar as vibrações da ponte.
Este ensaio consiste em testar a ponte com um veiculo com grande capacidade de carga em movimento. Este tipo de trabalho está sendo feito, pois a tecnologia construtiva utilizada na travessia é pioneira no Rio Grande do Sul e precisa ser monitorada. A ideia é ter a certificação inicial do comportamento estrutural da ponte, com a determinação das propriedades de rigidez dos respectivos vãos para serem referenciados no manual de manutenção da estrutura.
Como está sendo desviado o tráfego
Para quem vem do sentido Eldorado do Sul-Porto Alegre, basta seguir direto pelo trajeto da ponte do vão móvel, saindo pela Avenida Sertório ou em direção ao Centro Histórico ou à freeway.
Para quem vem do sentido Gravataí-Eldorado do Sul deve ficar atento à sinalização na BR-290 e ingressar na Rua João Moreira Maciel, passar por baixo das alças da nova ponte e seguir até o acesso à ponte móvel.