O número de acidentes de trânsito em Porto Alegre reduziu drasticamente nos últimos dias em função do isolamento social e da restrição de atividades do comércio causada pelo coronavírus. Os dados estão em relatórios divulgados pela prefeitura, demonstrando o impacto da pandemia em diversos setores da cidade após o início do distanciamento.
Conforme os números, entre os dias 7 e 13 de março foram registrados 274 acidentes de trânsito na Capital. Já entre os dias 21 a 27 de março, o número foi reduzido a 52 colisões, representando uma queda de 81%. Apesar disso, a diminuição de acidentes com pessoas feridas foi inferior, ficando em 62,6%.
O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fábio Berwanger, afirmou que, por conta do trânsito mais baixo na Capital, alguns motoristas abusam da velocidade e acabam cometendo infrações.
— A gente sabe que muita coisa mudou. Mas no trânsito, as regras permanecem. Eu vejo gente furando o sinal, ou andando mais rápido porque a cidade está vazia. Aliás, com a velocidade maior o risco de acidentes com feridos também aumenta. Estamos trabalhando bastante, principalmente prestando apoio para equipes da saúde, da vacinação, por exemplo — frisou.
Outro dado interessante divulgado no estudo diz respeito ao fluxo de veículos em Porto Alegre, que registrou queda de até 64% entre o período sem restrições e o início do isolamento - em uma comparação feita entre os dias 8 e 22 de março. Apesar disso, a EPTC aponta que houve novo aumento no número de veículos desde a última quarta-feira (25).
Os dados foram foram obtidos com o Observatório da Mobilidade (ObservaMOB), que utiliza, ente outros itens, sistemas eletrônicos para identificação de placas de veículos em diversos pontos da Capital.