Quem costuma trafegar pelo túnel localizado na BR-101, entre Osório e Maquiné, no Litoral Norte, notou uma diferença nos últimos dias. A iluminação do túnel, que antes era feita por luzes amarelas, foi completamente trocada; agora, luzes de LED na cor branca indicam o caminho.
A mudança foi feita no último mês pela CCR ViaSul, que administra esta e outras três rodovias gaúchas desde fevereiro deste ano. Segundo a concessionária, as luzes de LED foram escolhidas devido a economia, qualidade e durabilidade. Outros pontos também terão a iluminação revitalizada até 2023, incluindo vias marginais.
Logo na saída do túnel, no sentido Osório-Torres, a paisagem da rodovia também sofreu outra alteração: telas antiofuscantes estão sendo colocadas junto a barreiras divisórias da pista.
Os motoristas que circulam pelo trecho gaúcho da BR-101 também precisarão se acostumar com a ideia de um pedágio na região. A praça, a primeira no trecho, ficará localizada na altura do km 35, em Três Cachoeiras.
Na pista, já é possível notar os primeiros trabalhos para a construção do pedágio - na manhã desta sexta-feira (30), havia retroescavadeiras, rolos compressores e funcionários trabalhando. Perto dali, uma outra cena chamou a atenção da reportagem de GaúchaZH: galinhas d’angola circulavam em bando, próximo das margens da rodovia. Ao perceberem a grande circulação de veículos, retornaram para o gramado, afastando-se da via.
Os trabalhos para a construção da praça de pedágio seguirão ao longo dos próximos meses. A cobrança deve começar a ser feita em 15 de fevereiro de 2020, com custo de R$ 4,40 - o mesmo valor que será aplicado em outras rodovias administradas pela CCR.
Cobrança divide opiniões
Motoristas que circulam pela região têm opiniões diferentes em relação ao pedágio. Enquanto alguns veem a cobrança como positiva, outros avaliam que ela é injusta.
O caminhoneiro Leonardo Antunes, 38 anos, reconhece as melhoras na BR-101, mas não concorda com a construção da praça de pedágio.
— Para nós (caminhoneiros) é ruim. É muito preço. Já gastamos bastante em pedágio. Acho que nesta região não valeria a pena. Já tem dois na freeway — argumenta.
A opinião é compartilhada por Joelma Dagostin, 41, que trabalha como balconista em um restaurante em Passo de Torres, Santa Catarina.
— Tu paga impostos e não vê o retorno nas estradas. Se é para alguém cuidar das estradas, o governo tinha que deixar as pessoas isentas de impostos. O imposto deveria retornar em alguma coisa - diz a catarinense, que costuma visitar a Serra gaúcha.
Já o advogado Paulo de Tarso, 62, concorda com a cobrança. O morador de Porto Alegre se divide entre a Capital e o município de Torres.
— Eu venho seguido para Torres, e acho que a rodovia melhorou. Tem sempre obras no local, apesar de alguns pontos onde está desgastada. Sendo uma rodovia em boas condições, não me importo em pagar pedágio. É melhor ter cobrança e ter uma rodovia boa, porque o governo não tem condições de fazer - acredita.
O morador de Triunfo Rhodi Leandro Costa, 53, também não se opõe à construção:
— Antes a rodovia tinha vários buracos, uma sinalização ruim, e agora já vemos melhora. Se é para ter uma estrada 100%, eu sou a favor do pedágio. Para ter um veraneio tranquilo, vale a pena - argumenta o advogado.
Rodovia em boas condições
Na manhã desta sexta-feira (30), a reportagem de GaúchaZH percorreu os 87,9 km da BR-101, entre Osório e Torres, concedidos à CCR ViaSul. A avaliação é positiva: dentre as quatro administradas pelo grupo, esta é a que apresenta melhores condições. A BR-101 é duplicada em todo o trecho - as obras foram concluídas em fevereiro de 2011.
No trecho entre Osório e Terra de Areia, a rodovia apresenta condições melhores. É possível notar que há pontos onde o asfalto foi recentemente recuperado. A sinalização também está em dia, assim como o corte de grama, nos dois sentidos.
No trecho seguinte, entre Três Forquilhas e Torres, há algumas irregularidades, como asfalto descascado. Não há buracos ou grandes pontos em que a circulação fique prejudicada.
— Quando vim para cá, há quatro meses, estava horrível. Mas eles (funcionários) estão sempre circulando, trocaram lâmpadas e fizeram recapeamento. Está melhorando — relata o comerciante Luiz Alberto Germano, que vende itens de decoração em uma loja localizada às margens da BR-101.
A CCR afirma que, neste primeiro ano, está fazendo trabalhos iniciais previstos em contrato, como recuperação do pavimento através dos trabalhos de fresagem, recomposição asfáltica e reparos localizados. Segundo a empresa, 10 equipes estão voltadas aos serviços no trecho, que também incluem capina.
Em um primeiro momento, as equipes recuperaram o asfalto em parte da rodovia. A partir da próxima semana, os serviços devem se concentrar entre Terra de Areia e Torres.
O cronograma de investimento pelos próximos 30 anos prevê a construção de cinco acessos, duas interconexões e nove retornos, além de nova iluminação. Além disso, 10 passarelas serão construídas entre 2020 e 2023.