O final de semana do Dia dos Pais registrou 19 mortes no trânsito gaúcho, conforme levantamento divulgado pelo Detran nesta segunda-feira (12). Os dados foram contabilizados entre sexta-feira e domingo e consideram acidentes em rodovias federais, estaduais e perímetros urbanos. Nos 162 acidentes registrados, outras 113 pessoas ficaram feridas.
Um dos acidentes mais graves ocorreu na RS-020, em Gravataí, no sábado (10). Um motorista embriagado, que dirigia um Fusion, invadiu a pista contrária e atingiu um Uno. Paulo Roberto Ferreira da Silva, 47, que estava dirigindo o Uno, e Janete Souza Scherer, 54 anos, morreram no local. Rafael Cândido Dias chegou a ser preso, mas foi liberado na noite domingo pelo plantão do Tribunal de Justiça.
A fiscalização reforçada pela "Operação Viagem Segura" ainda flagrou 46 motoristas bêbados e autuou 83 que se recusaram a realizar o teste do bafômetro. Ao todo, 6.338 infrações foram registradas, 411 veículos recolhidos e 123 carteiras de habilitação apreendidas.
No ano de 2018, o mesmo final de semana registrou 32 mortes no trânsito, contabilizando as que ocorreram no hospital até 30 dias depois dos acidentes.