O projeto de reformulação do acesso ao bairro Santa Fé, conhecido como trevo do posto São Luís, em Caxias do Sul, foi encaminhado para a análise da Caixa Econômica Federal. A etapa é necessária porque a obra vai receber aporte de cerca de R$ 3 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Médias Cidades.
De acordo com a Secretaria de Trânsito, essa é uma das últimas etapas antes do início da construção. O projeto foi aprovado pelo Daer em dezembro do ano passado, após sofrer diversas modificações. Além do plano de reformulação, técnicos do banco também vão analisar planilhas orçamentárias e licenças ambientais.
Não há prazo para avaliação, mas a intenção da Secretaria de Trânsito é iniciar as obras na primeira quinzena de abril. Para isso, é preciso que até o fim de março a documentação técnica esteja aprovada pela Caixa e o contrato com a Codeca, responsável pela obra, assinado.
A reformulação do acesso é uma reivindicação antiga dos moradores da zona norte e está orçada em R$ 3,3 milhões. O ponto vai ganhar uma rótula fechada, que vai permitir que os motoristas cruzem o trecho urbano da Rota do Sol com mais segurança. A rotatória também deve reduzir os congestionamentos no ponto.