O Secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, confirmou nesta sexta-feira (16) que o Estado vai incluir a RS-122 no pacote de concessões de rodovias. Os editais das primeiras três estradas do plano deve ser lançados em 2017.
De acordo com Westphalen, o investimento privado é a forma encontrada pelo Estado de duplicar a rodovia e construir um viaduto que elimine a curva da morte. Um projeto básico das melhorias na RS-122 foi elaborado durante o governo Tarso.
"Ela provavelmente é uma das estradas que interessa muito à iniciativa privada. E uma das exigências do Estado quando lançarmos o edital vai ser, sim, fazer o viaduto e a duplicação. Até acho que vai ser uma das primeiras a serem feitas", disse o secretário.
Segundo Westphalen, os editais ainda não foram lançados porque, ao aprovar a lei das concessões, a Assembleia Legislativa definiu que o Estado fizesse um marco regulatório a partir de consultas públicas, o que demandou tempo.
O projeto passou pela Procuradoria Geral do Estado e tramita agora na Casa Civil. A expectativa é de que o próximo passo seja o envio para a Secretaria do Transportes para a publicação.
Apesar do governo encontrar nas concessões uma das soluções para melhorar a malha viária do Estado, Westphalen afirma que a maior parte vai ser recuperada pelo Daer, que está em fase de reestruturação.
"As concessões vão abranger de 300 a 400 quilômetros", explicou.
Gaúcha
Secretário confirma inclusão da RS-122 em plano de concessões do Estado
Conforme Pedro Westphalen, edital vai exigir duplicação e construção de viaduto na Curva da Morte
GZH faz parte do The Trust Project