A trégua na chuva nesta quinta-feira ainda não permite a liberação da BR-116, entre Caxias e Nova Petrópolis. O problema é o solo ainda encharcado na região, que mantém o risco de deslizamentos e de desmoronamento no km 177,9, onde há uma rachadura.
Segundo o engenheiro do DNIT, Daniel Bencke, a rodovia está totalmente comprometida no trecho que está cedendo e a fissura piorou muito nas últimas horas. Dessa forma, ainda é preciso escoar a água para conferir se o terreno em todo o trecho se estabiliza. Ainda assim, o ponto que está cedendo vai ter que receber obras de contenção. Por isso, o DNIT já trabalha no decreto de emergencialidade para poder contratar uma empresa sem a necessidade de licitação e agilizar o reparo. Mesmo em um cenário otimista, segundo o engenheiro, o trecho deve permanecer bloqueado até semana que vem para que se monitore o comportamento do terreno. A liberação, mesmo em meia pista, pode ocorrer somente após a realização das obras. Essa definição, porém, depende da evolução do problema nas próximas horas e nos próximos dias.
A recomendação dos Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis é que os motoristas sigam utilizando a RS-122 e a Rota do Sol para desviar. Estradas vicinais não têm bloqueios, mas estão em más condições de tráfego.